Gincana Solidária 2010

Tarefas



Tarefa 2: Mascote e Logotipo


Mascote da Gurizada do Loureiro

 Logotipo da Gurizada do Loureiro

24/03/10 - 12:36


Tarefa 3: Palestra "Que Febre de Mosquito!"

No dia 29/03/10, à tarde, na EMEF José Loureiro da Silva, foi realizada palestra e contação de história, a partir do livro "Que Febre de Mosquito" de Maxs Portes. Os alunos que passaram pela biblioteca (aproximadamente 60) participaram com interesse, fizeram muitas perguntas e demonstraram conhecimentos sobre prevenção da proliferação do mosquito da dengue.








30/03/10 - 12:52


Tarefa 3: Panfletagem

No dia 29/03/2010, após palestra sobre prevenção à proliferação do mosquito da dengue, a turma BP1 realizou panfletagem e orientação à pais e professores, alertando sobre a importância de cada um fazer sua parte para conter o avanço da epidemia da dengue. Importante destacar a grande aceitação de pais e professores, que ficaram encantados com a maneira cordial e amável dos alunos durante a distribuição dos folhetos.
Aproximadamente 120 pessoas foram abordadas pelos 12 alunos que participaram do evento. Veja, abaixo, algumas fotos:








30/03/10 - 13:16


Tarefa 3: Panfletagem 2

No dia 30 de março os alunos das turmas A34 e AP1 foram fazer uma visita ao Beira-Rio e ao Olímpico. Aproveitando a oportunidade entregaram "mosquitinhos" com informações sobre a Dengue (prevenção, sintomas ...). Foi muito interessante a conversa dos alunos com os frequentadores destes espaços. A gurizada ficou entusiasmada com essa experiência e o "Meu Guri", nosso mascote, também. Ele nos acompanhou nessa aventura.
Número de pessoas envolvidas: 110





31/03/10 - 13:33


Tarefa 3: Organização do Mural

O mural foi construído pela turma A23. Os alunos procuraram na Internet informações e ilustrações sobre a Dengue, produzindo vários trabalhos sobre esse tema. Em seguida as turmas AP1 e A34 montaram o mural. Esta atividade integrou várias turmas, produzindo um trabalho coletivo. Os alunos adoraram o resultado.
Pessoas envolvidas: 80



31/03/10 - 13:45


Tarefa 3: Outras atividades

A turma B12 realizou em sala de aula alguns jogos sobre a Dengue (material enviado pela Secretaria da Saúde).
Foi criado um "Banco de Atividades" sobre a Dengue, onde cada professor pode compartilhar seus trabalhos, várias turmas participaram.
Algumas fizeram desenhos livres sobre o tema para serem colocados nas paredes da Escola.

GURIZADA DO LOUREIRO
UNIDA NO COMBATE À DENGUE



31/03/10 - 14:07


Tarefa 3: Outras atividades

A turma B12 debateu sobre a dengue a partir do poema: "O jovem e a dengue" de autoria de Irajá Claudino:

Venho convocar o jovem
Toda criança adolescente
Para combater uma doença
Que já matou muita gente.
É simples de se proteger
Basta a todos não reter
Água em seu ambiente.

A dengue é uma doença
Só de clima tropical.
Ataca todas as idades
Mas na criança é fatal.
O jovem com seu poder
Pode a todos socorrer
E nos livrar deste mal.

Porque convocar os jovens
Por força de persuasão.
O jovem convence a massa
E empolga a multidão.
Vamos entrar na batalha
Quem ajuda não atrapalha
Chega de tanta omissão.

Para saber que é dengue
Os sintomas são sem par.
Dá dor em todo o corpo
Também no globo ocular.
Dá febre com tremedeira
Vem uma grande coceira
quando começa a sarar.

A dengue é espalhada
Através de pequeno bicho.
Vem de ovos larva e bulba
E toma forma de mosquito.
Se agente tiver cuidado
Nunca mais será criado
Este inseto esquisito

Tem um grande laboratório
O mesmo é multe nacional.
Não tem nenhum interesse
De combater este mal.
Porque se for combatido
Ele ficará quase falido
Pois vai faltar capital..

Em grupos, realizaram algumas tarefas e jogos de combate à dengue.
Foi muito divertido!!!




05/04/10 - 17:04


Tarefa 4: Herbário

O que é um Herbário?
O Herbário constitui um conjunto de plantas processadas e organizadas, que servem como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais como seu objeto de estudo. As plantas herborizadas e identificadas que constituem a coleção do herbário são chamadas exsicatas.

Importância de um Herbário:
• Representa a flora de uma região.
• Possibilita a avaliação de impactos ambientais.
• Conservação de materiais históricos.
• Identificação de espécies.
• Contribui para pesquisas em outras áreas da ciência.

Cada turma que adotou uma planta colheu folhas ou galhos do seu pote(sem danificar a mesma) e encaminhou os mesmos, para a turma AP1. Lá as folhas foram classificadas (nome e origem) e colocadas uma a uma sobre um pedaço de jornal e cobertas com outro pedaço de jornal. Depois colocadas no meio de livros pesados, para a secagem.
Estamos esperando que se passe o período de 15 dias para montar um “livro” com todas as informações colhidas pelas turmas e pelo trabalho da AP1. Observaremos, também, o antes e o após o processo de dessecagem.
O objetivo deste trabalho é possibilitar a pesquisa sobre as ervas medicinais da nossa região, identificar suas espécies e suas propriedades. Fazendo, assim, um inventário e uma coleção de plantas medicinais nativas.

Veja algumas fotos da atividade.







09/04/10 - 12:15


Tarefa 4: Reativação da coleta de óleo de cozinha na escola

Nossa escola é um dos postos de entrega de óleo de cozinha, porém era pouco conhecido e limitava-se a fazer coleta do óleo de nosso refeitório. Resolvemos reativar este “projeto”. A turma BP1 confeccionou cartazes e panfletos (com ajuda da informática) e divulgou na escola e na comunidade. As primeiras entregas já começaram a ser feitas. Parabéns BP1 pelo belo trabalho!







09/04/10 - 17:36


Tarefa 4: Composteira

A turma B12 construiu pequenas composteiras a partir do lixo orgânico, com o objetivo de transformá-lo em adubo para nossas futuras plantações. Talvez a reativação da nossa horta. O que vocês acham?

09/04/10 - 18:06


Tarefa 4: Plantio de ervas medicinais em vasos

A turma AP1 “colheu” em suas casas e nas casas de seus vizinhos, mudas de ervas medicinais que são encontradas nas redondezas. Estas foram trazidas para a aula e plantadas em potes de sorvete que foram arrecadados com a colaboração dos professores da escola. Os alunos buscaram a terra em uma antiga horta da escola, que hoje esta desativada.

O objetivo deste trabalho foi colocar a disposição de todas as turmas e setores da escola, uma planta para ser adotada. Esta planta será cuidada e serão pesquisadas suas propriedades medicinais.

Ervas, o que são?

Ervas, também conhecidas como plantas medicinais, são plantas que contém substâncias bio-ativas com propriedades terapêuticas, profiláticas ou paliativas. Muitas destas plantas são venenosas ou pelo menos levemente tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Existe um grande número de espécies em todo o mundo, usadas desde tempos pré-históricos na medicina.






09/04/10 - 18:11


Tarefa 7: Protagonismo Juvenil - Experiências alternativas

No dia 18/04/2010 foi realizada formação com os professores da EMEF José Loureiro da Silva. O tema foi "Bullying - Protagonismo Juvenil: Experiências Alternativas", contemplando uma das tarefas da gincana, mas principalmente trazendo o debate para a escola sobre um problema que atinge nossas escolas. Número de pessoas participantes: 85.


Programação:
8h30 – Café coletivo (trazer um lanche para compartilhar);
9h – Marta Izabel Fagundes de Araújo - Orientadora Pedagógica da EMEF Jean Piaget;
9h45 – Gisele Bishop – Professora da EMEF Grande Oriente e EMEM Emílio Meyer;
10h30 – Discussão, reflexão, troca de idéias e alternativas...
11h – Encerramento.


O que é Bullying?

Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos físicos ou verbais de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se aos verbos “ameaçar, intimidar”.
• Apelidos pejorativos criados para humilhar colegas;
• Submissão do outro a uma condição humilhante pela força, roubo, vandalismo e destruição proposital de bens alheios;
• Extorsão e obtenção forçada de favores sexuais;
• Insultos ou apelidos vergonhosos e humilhantes;
• Comentários racistas, homofóbicos ou intolerantes quanto às diferenças econômico-sociais, físicas, culturais, políticas, morais, religiosas;
• Exclusão ou isolamento proposital de pessoas por fofoca, boatos ou informações que depõem contra a honra e boa imagem destas.

O que fazer?
1-Entender o que é bullying;
2-Trabalhar seu conceito em sala de aula (produção textual, pesquisa, teatro...);
3-Identificar os atores do bullying (agressor, vítima, assistente);
4-Corrigir o aluno imediatamente sempre que manifestar atitudes que caracterizem o bullying;
5-Procurar Coordenação de turno, SOE e Direção quando identificar o problema, para que a família seja acionada;
6-Estabelecer limites e regras em conjunto com a escola e a família;
7-Trabalhar em sala de aula valores morais como a tolerância pelo diferente, o amor à justiça, a solidariedade e a compaixão;
8-Escola e pais dialogarem para entender o comportamento do aluno, conhecer as normas disciplinares da família, punições e a relação deste com os familiares;
9-Programar conjuntamente, escola e pais, leituras e atividades, dentro e fora da escola que possam ajudar o aluno a rever e mudar sua atitude;
10-Utilizar leituras e filmes que disparem uma reflexão sobre o tema;
11-Possibilitar momentos de expressão individual em sala de aula (ouvir o aluno);
12-Aproximar-se dos membros do grupo que incomodam, resistem ou tentam se esconder;
13-Organizar a turma em grupos incentivando a cooperação entre eles (quem é “bom” numa disciplina ajuda os demais);
14-Utilizar jogos que fazem com que as crianças ou jovens demonstrem suas condições morais;
15-Organizar conteúdos adotando estratégias que conectem o aluno aos conhecimentos, valores e símbolos que ele já tem;
16-Avaliar as habilidades potenciais de cada estudante;
17-Trocar informações com outros professores, trabalhar em equipe;
18-Mostrar que a escola se importa com o progresso do aluno;
19-Reconhecer e valorizar as atitudes dos alunos no combate ao bullying;
20-Criar com os estudantes regras de disciplina para as turmas em coerência com o Regimento Escolar;
21-Estimular lideranças positivas entre os alunos prevenindo futuros casos.

Filmografia sugerida:
Jamaica Abaixo de Zero (solidariedade, espírito de equipe e respeito)
O Clube da Felicidade e da Sorte (choque de gerações e preconceito)
O Banquete de Casamento (estereótipos sobre amor e sexualidade)
O Sol é Para Todos (preconceito)
Glória Feita de Sangue (irracionalidade humana)
Este Mundo é dos Loucos (sanidade e doença em nossa cultura)
O Inventor de Ilusões (solidão, desamparo e fome)
Grand Cannyon (choque de gerações e valores)
Sociedade dos Poetas Mortos (conhecimento e cultura)
O Feitiço do Tempo (solidariedade e preconceito)
Edward Mãos de Tesoura (adolescência e preconceito)
Todos os Corações do Mundo (solidariedade e confraternização)
Bang Bang! Você Morreu (bullying)
Elefant (bullying)
Tiros em Columbine (documentário sobre caso verídico de bullying)

Para refletir...
O agressor não é assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relação familiar onde tudo se resolve pela violência verbal ou física e ele reproduz o que vê no ambiente escolar. Já a vítima costuma ser uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola como no lar.

É na adolescência que se desenvolve plenamente a capacidade de raciocínio abstrato, e é esse o melhor momento para firmar o compromisso com valores morais.

A escola não pode se encarregar de todos os aspectos da formação de seus alunos, mas é indesculpável que não faça tudo o que estiver ao seu alcance.

As situações de violência não devem passar impunes, as agressões não devem ser ignoradas.

O castigo é parte do processo educativo e não uma vingança ou penitência: deve ser contingente (aplicado logo após a falta cometida) ligado a transgressão e de preferência oferecer a possibilidade de reparação do erro (se houve depredação, consertar o que quebrou, se agrediu, fazer um trabalho sobre violência).

Para dar vazão à inquietação adolescente é preciso levá-los a desempenhar atividades significativas como participação em programas solidários que rompam a barreira do individualismo e façam com que ele se sinta parte de uma comunidade maior (protagonismo juvenil).

Não se pode banir as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar, mas é preciso distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. Promover a reflexão a partir das perguntas: O apelido é engraçado? Como eu me sentiria se fosse comigo?

Fontes desta pesquisa:
http://revistaescola.abril.com.br
www.bullying.com.br
www.bullying.org
www.abrapia.org.br
www.diganaoaobullying.com.br
www.brasilescola.com

01/05/10 - 16:23


Tarefa 5: Mamães e vovós cantem conosco

No dia 13/05/2010 o grupo de flautas da nossa escola apresentou-se na SPAAN. Foram momentos muito emocionantes, com os idosos cantando e acompanhando os alunos com palmas. Após a apresentação os alunos artistas conversaram com a platéia que pediu que eles voltassem outras vezes. Número de participantes: 50 pessoas.

Ainda na escola as crianças preparando-se para visitar a SPAAN.

Concentrados para a apresentação, ensaiando.

Preparando o palco.


O público chegando.

Começou o espetáculo.

Aplausos!

Mais música!

Cantando junto!

14/05/10 - 12:03


Tarefa 6: Crianças brincam e cantam

Os alunos do grupo de recreação da escola visitaram a Creche Fátima (conveniada com a SMED) na Vila Cruzeiro e realizaram atividades de música, contação de história e jogos recreativos com as turmas do maternal e jardim, num total de 30 alunos. As professoras e direção ficaram entusiasmadas com a atividade e convidaram os alunos para retornarem e fazerem outras atividades pois a creche não tem professores de Educação Física, Artes, Dança, e não costumam ter outras atividades. Voltaremos!






14/05/10 - 12:25


Tarefa 8: Copa do Mundo 2010


A turma AP1, junto com a professora Rejane, construíram um projeto sobre a Copa do Mundo 2010. O primeiro momento do trabalho foi assistir ao filme: "Gol, um Sonho Possível". Após realizou-se um debate sobre a trajetória dos jogadores de futebol e as dificuldades para chegar à fama, tendo por base os personagens do filme. Estudamos também a história do futebol no Brasil e as regras desse jogo.

Entre outras atividades como estudo de bandeiras, dos participantes da copa, da bola jabulani, do mascote, confecção de cartazes, etc. fizemos mantas e bandanas para usarmos no dia dos jogos. Infelizmente fomos desclassificados, mas isto nos oportunizou refletir sobre ganhar, perder, participar, jogar junto, etc.

Estamos convencidos que o sonho de hexa não acabou, em 2014 tem mais.


O mascote também estava torcendo pelo Brasil, de manta.

Com a Jabulani!

Gincana e Copa do Mundo...



15/07/10 - 11:55


Tarefa 8: Gincana da Copa


A turma B11 da professora Marta organizou uma gincana utilizando o jogo "O Caminho da Copa do Mundo da Fifa" (foto abaixo) onde havia várias informações sobre este evento. As equipes foram escolhidas livremente, sendo que seus participantes teriam que criar um nome e eleger um coordenador e um relator. As tarefas foram organizadas pela professora e as respostas foram pesquisadas no jogo citado. Entre todas as manifestações do grupo de alunos destacou-se a concentração que este trabalho lhes proporcionou. Todas as equipes saíram vencedoras.




15/07/10 - 12:29


Tarefa 8: Copa do Mundo 2010 - Atividade conjunta turmas C11 e A31


As turmas C11 e A31 da professora Rosane compartilham a mesma sala, uma pela manhã e outra à tarde. Compartilharam também o estudo dos mesmos temas: bandeiras dos países da copa, camisetas de cada seleção e , principalmente, a camiseta da seleção brasileira. O resultado foi belíssimo com seus trabalhos enfeitando a sala. As crianças e adolescentes mostraram que é possível estudar juntos e respeitar os espaços coletivos.






15/07/10 - 12:46


Tarefa 8: Copa do Mundo - Diversidade e identidade

A turma A33 da professora Sarajane, dentro do projeto "Diversidade e Identidade" destacou, durante a copa, a proposta das crianças comunicarem-se com outras crianças de outras partes do mundo. Mandou bilhetes, recados, desenhos para crianças de escolas da Inglaterra e da França, contando um pouco de nossa cultura, de nossas características e do nosso amor pelo futebol. Pediu que eles contassem um pouco sobre a cultura deles e qual era o sentimento em relação ao futebol em seu país. Sabemos que nossa cartas já chegaram, estamos esperando, ansiosos, a resposta. Quando as cartas chegarem colocaremos mais informações, inclusive fotos.

15/07/10 - 13:01


Nenhum comentário:

Postar um comentário